Associação Micro Clima ︎ ︎ ︎ ︎ ︎ Novidades a chegar ︎︎︎


︎︎

MICRO CLIMA


O Micro Clima nasceu de uma ambição, de um querer fazer, por parte de um grupo de amigos residentes na Parede, que procuravam dinamizar culturalmente a zona onde habitam e o espaço que frequentam, a Sociedade Musical União Paredense (SMUP). Com a mesma energia que o seu nome traduz, Micro Clima é especifico e imprevisível. Sem conceitos e preconceitos à mistura, é verdadeiro a si mesmo e aos que o fazem acontecer, regendo-se pela atualidade e seguindo-a na sua diversidade, com o objectivo de contribuir também para alargar a oferta de atividades culturais fora dos espaços mais centrais de Lisboa.

O Micro Clima assume anualmente a forma de um festival de música, cultura e arte. Desde a sua 1ª edição, em 2017, conta com a presença de vários artistas de diversos ramos e vertentes. A ideia é oferecer ao público um programa heterogéneo, não se limitando a um só género músical, nem a uma só corrente artística. Os dois dias de festival pretendem ser, assim, uma celebração da transdisciplinaridade e do multiculturalismo, convidando o público a partilhar um ambiente acolhedor, aberto e transgeracional.

Em Maio de 2021, o grupo criou a Associação Micro Clima, com o objetivo de ganhar autonomia para a angariação de financiamentos, de forma a prosseguir a sua atividade, não só na organização do festival anual, mas também para alargar a sua proposta de programação a outros eventos pontuais de menor escala. Ao longo dos últimos anos, deparámo-nos com a vontade de incluir propostas mais ligadas às artes performativas, ao cinema, a workshops, a diálogos ou ao teatro. Para isso, desenvolvemos uma programação paralela que surge agora em linha com aqueles que são os alicerces e a visão do projeto, dedicado à promoção da cultura nas suas várias vertentes e variantes, e ao que de benéfico acreditamos poder surgir da intersecção entre elas.



Equipa 2022

Curadoria e Programação
Matilde Tudela
Marta Lopes
José Maria Cortez

Comunicação
Francisco Cambim (Conteúdos)
Mª Luísa Tudela (Design)

Produção
Matilde Tudela (Coordenação/Produção)
Marta Lopes (Coordenação/Produção)
José Maria Cortez (Coordenação/Produção)
Diogo Fontoura (Coordenação/Produção) 
Miguel Silva (Assistente)

Design de Espaço
Mariana Tudela
Pedro Fernandes

Coordenação Técnica 
Martim Seabra
José Ferre

Design
Mª Luísa Tudela 

Fotografia
Alexandre Cortez
Ricardo Pereira

Vídeo
Alexandre Cortez

Website
Mª Luísa Tudela



Agradecimentos

SMUP, DGArtes, Casa Ermelinda de Freitas, União das Freguesias de Carcavelos e Parede, Câmara Municipal de Cascais, Os Grelhados dos Reis, Bernardo Carvalho (Planeta Tangerina), Madalena Matoso (Planeta Tangerina)